Ainda encontramos pessoas que desejam vender ou comprar imóveis de forma direta, seja com uma placa na frente de casa, através de jornais (cada vez menos) ou portais na internet. Todos na esperança da venda direta e na intenção de não precisar pagar a "comissão" pelo serviço de intermediação de um corretor de imóveis.
Tu já paraste para pensar nos inconvenientes que isso te acarreta? Vou citar alguns no caso da venda:
*Telefonemas a qualquer hora. Se tu disponibilizares teu telefone tens que estar ciente que um sem fim de pessoas terão acesso e ligarão por interesse ou curiosidade nos horários mais inusitados. Dica: os primeiros são os vizinhos até para terem uma ideia caso queiram vender os seus imóveis;
*Visitas sem prévio agendamento. Se colocares uma placa na frente da tua casa, tens que estar preparado que qualquer um poderá chegar e pedir para visitar em qualquer dia ou horário. Negando poderás estar dispensando um futuro comprador;
*Visitas mal intencionadas. Mesmo que tu tenhas feito um primeiro contato e a pessoa demonstrou interesse no teu imóvel, tu estarás abrindo as portas da tua casa para um estranho. Infelizmente estarás correndo risco de um assalto, um sequestro ou uma pessoa que vem “conferir” os bens que tens na tua casa para depois informar a outros. Mesmo que nada aconteça (graças a Deus) será uma exposição sem nenhum filtro, que na minha opinião é desnecessária.
E se tu desejas comprar? Veja algumas questões que precisa estar atento (Vale também para quem vende):
*Documentação. Tu sabes o que é necessário consultar seja na compra ou na venda de um imóvel? Tu sabes se este imóvel não está comprometido, por exemplo com débitos trabalhistas, causas na justiça, herdeiros, etc?
*E se for financiamento. Conseguirás encaminhar tudo sozinho (a)?
*Mesmo que seja um negócio feito entre conhecidos ou parentes. Exatamente pela proximidade ficarás constrangido (a) em solicitar certidões e negativas que são necessárias para a realização do negócio.
A lista continuaria. Só levantei alguns tópicos para reflexão.
Na verdade só existe um profissional que está preparado para te acompanhar neste processo. Ele é o corretor de imóveis.
Em todo o Brasil, somente o corretor de imóveis é autorizado a intermediar transações imobiliárias, como determina a legislação que regularizou a profissão (Lei 6.530/78).
Para ser corretor esse profissional precisou estudar: frequentar um curso de TTI (Técnico em Transações Imobiliárias) ou cursos superiores de Ciências Imobiliárias ou de Gestão de Negócios Imobiliários, fazer um estágio, concluir o curso, obter um diploma, solicitar o registro da sua inscrição definitiva junto ao órgão competente, que é o CRECI – Conselho Regional de Corretores de Imóveis, que analisa o processo de inscrição até que seja aprovado o registro definitivo. Este órgão, também estará sempre presente na vida do corretor, pois além de credenciar e capacitar, entre outras funções, será responsável por fiscalizar e coibir, combatendo o exercício ilegal da profissão ou a prática lesiva.
Além disso o corretor de imóveis de hoje tem um perfil diferenciado. Com o grande volume de vendas do mercado imobiliário, os bons profissionais procuram cada vez mais capacitarem-se para o exercício da sua profissão. Hoje somos mais qualificados, buscamos mais informações, estamos atentos à tecnologia como ferramenta para potencializar negócios e investimos na busca de conhecimento para melhor atender nossos clientes. Não raro vocês verão postagens nossas sobre a participação em cursos, palestras e eventos da nossa área. Acreditamos na formação continuada dentro da nossa profissão.
Um outro diferencial que consideramos importante é a associação do corretor a uma imobiliária. Uma empresa de grande porte, com muitos anos de atuação faz a diferença. A marca de uma grande empresa é uma segurança a mais na hora de comprar ou vender seu imóvel.
O corretor de imóveis precisa entender de todos os aspectos da gestão imobiliária: conhecer as variadas formas de financiamento habitacional, estar atualizado com as mudanças na legislação e ter amplo domínio do mercado e sua evolução.
Mas na minha opinião o mais importante é que o bom corretor de imóveis, além de capacitado para a função, precisa compreender as suas necessidades. Através de um atendimento personalizado e humanizado, nós corretores de imóveis, buscamos entender o cliente para satisfazer suas necessidades imobiliárias. É uma parceria que se constrói desde o primeiro contato até a entrega das chaves e da documentação completa. Cabe a nós orientarmos, fornecermos com clareza informações precisas e alertarmos sobre qualquer risco.
Se desejas vender teu imóvel, o corretor está preparado para fazer uma avaliação te orientando sobre o mercado imobiliário, verificará a documentação, fotografará teu imóvel de forma que o valorize, cadastrará no sistema da sua imobiliária e a partir daí será responsável pela seleção de clientes interessados e com real condição de compra. Feito este filtro entrará em contato contigo para agendamento de uma visita e estará acompanhando os interessados no dia marcado. Não estarás sozinho. Terás o corretor para melhor apresentar teu imóvel para aqueles que desejam comprar. Se o interesse confirmar e o cliente fizer uma proposta, será o corretor que intermediará contigo essa negociação. Aceita a proposta cabe ao corretor toda a parte burocrática de contrato e certidões que não acabam com a assinatura do contrato, mas que seguem seja no processo de financiamento bancário ou na assinatura da escritura. Ou seja terás um profissional qualificado te acompanhando em todo o processo.
Não é diferente no momento que desejas comprar um imóvel. Muitos pensam que basta acessar a internet e isso estará resolvido. Só que a realidade é que em dias estarás com uma dezena de corretores tentando te auxiliar e sem saber o que falou com quem. Escolha um corretor e diga o que realmente está buscando de um imóvel. Ele está preparado para buscar as opções certas dentro do perfil que estás procurando. O corretor será o teu parceiro nas visitas que farás e quando decidires a compra, será ele que apresentará a proposta ao vendedor e que se aceita, se responsabilizará por toda a parte da documentação que é necessária para a realização do negócio com segurança. Ele estará presente nesse processo desde a pesquisa até a tua entrada definitiva como novo proprietário do imóvel, com as chaves e a documentação na mão.
Afinal pense bem: se estás doente precisas de um médico, se colocas teu filho na escola exiges uma educação de qualidade que somente um bom professor poderá construir. Por que seria diferente no momento que irás fazer provavelmente o maior investimento financeiro da tua vida com a compra ou a venda de um imóvel?
Muitos enganam-se que o valor dos honorários pagos ao corretor é alto demais, mas acredito que o valor é justo a ser pago por todo o trabalho de intermediação do negócio, que na maioria das vezes é acompanhado por meses pelo profissional. É o valor pago pela segurança do seu patrimônio.
Considero que a tendência é que as pessoas optem por ter o seu corretor de imóveis de confiança, aquele que vai estar presente nos momentos de maior investimento financeiro do seu patrimônio e na aquisição do seu bem maior: o imóvel que busca para o conforto e segurança da tua família.
Para a maioria das pessoas o negócio imobiliário é o negócio da vida. Tu arriscaria a realização do teu sonho por não querer utilizar-se do profissional competente para isso? O Ênio e eu somos corretores de imóveis que desejamos ser parceiros na busca da sua realização imobiliária. Aguardamos seu contato.